Akhenaton, conhecido também como Amenófis IV ou em egípcio antigo Amenhotep IV, foi Faraó da XVIII dinastia do Egito e reinou por 16 anos (de 1352 a 1336 a.C). É principalmente lembrado por contestar o tradicional politeísmo egípcio e introduzir a ideia de um Deus universal, Aton. 
Possuía, desde jovem, grande tendência mística e encontrou em seu preceptor, Amenhotep, o conhecimento necessário para buscar equilíbrio em suas ações. Mesmo contrariando toda a mente coletiva da época, demonstrou que confiava no seu sentir e, com sabedoria e coragem, foi dando passos firmes em direção à construção de seu propósito.
 No sexto ano de seu reinado, fundou uma cidade totalmente fundamentada em seus princípios: Amarna. No templo de Aton, pela primeira vez, o deus não tinha rosto, era representado pelo Disco Solar.

A arte egípcia foi particularmente influenciada durante o reinado de Akhenaton. Passou a ser classificada como a Arte Amarniana e a registrar a visão que o faraó tinha do homem e do universo. Surgem, inclusive, obras sobre a vida em família, ilustrando o conceito de Akhenaton de que o fluxo divino passa obrigatoriamente pelo organismo familiar.
A experiência espiritual de Akhenaton deixou um importante e precioso legado para a Humanidade. .

Os textos da época amarniana deslumbraram mais de uma vez sábios cristãos. Em certa medida, pode-se dizer que este conhecimento é uma prefiguração do cristianismo que viria, com uma profunda visão da unicidade divina, traduzida pelo monoteísmo.
 
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aquen%C3%A1ton
http://soldesirius.blogspot.com.br/p/quem-foi-akhenaton.html
http://muitoalem2013.blogspot.com.br/2014/01/akhenaton-o-farao-iluminado.html

©2024 - Direitos Autorais Reservados

Tempo - Centro de Estudo da Mente, Autoconhecimento e Práticas de Meditação - CNPJ 03.058.254/0001-59

Entre em contato conosco

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?