O líder pacifista Mahatma* Gandhi (1869-1948) nasceu em Porbandar, na Índia, quando o seu país era colônia britânica. Ele estudou Direito em Londres e, depois de formado, mudou-se para Durban, na África do Sul, onde exerceu a advocacia até 1914. Nesta época, retornou à terra natal e, após o fim da Primeira Guerra Mundial, envolveu-se com o Congresso Nacional Indiano e o movimento pela emancipação do país.

Gandhi seguia os princípios da não-violência e da resistência pacífica, recorrendo a jejuns, greves e marchas para se manifestar, o que o levou à prisão diversas vezes pelas autoridades inglesas e, ao mesmo tempo, o transformou em um líder mundialmente reconhecido.

Em 1947, diferenças históricas e religiosas levaram a nação indiana a ser dividida entre o que se tornou o Estado moderno da Índia, predominantemente hindu, e o Paquistão, de maioria muçulmana, em 1947.

Os conflitos gerados pela separação levaram Gandhi à morte em Nova Déli, onde foi morto a tiros por um hindu radical, em 30 de janeiro de 1948. Suas cinzas foram jogadas no rio Ganges, local sagrado dos hindus.

*Em sânscrito, Mahatma significa “grande alma”.

©2024 - Direitos Autorais Reservados

Tempo - Centro de Estudo da Mente, Autoconhecimento e Práticas de Meditação - CNPJ 03.058.254/0001-59

Entre em contato conosco

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?