Conheça um pouco da história do iogue e guru indiano que influenciou a reflexão sobre espiritualidade no Ocidente

O iogue e guru indiano Paramahansa Yogananda (1893-1952) tornou-se um dos mais importantes emissários da filosofia e espiritualidade hindu no Ocidente, na década de 20, ao trazer à luz da consciência os domínios do ego humano e a ilusão do mundo material. Sua história de vida singular foi imortalizada no livro Autobiografia de um Iogue.

Desde os primeiros anos de vida, sua consciência e experiências espirituais já eram percebidas como muito além das comuns. Quando criança, ele manifestava lembranças de suas vidas passadas, fazia brincadeiras de suspender voluntariamente a vida do seu corpo e tentou algumas vezes fugir para o Himalaia, alarmando a todos a sua volta. Em profunda concentração, perguntava-se: O que há por trás da obscuridade dos olhos?

Em seu livro, Yogananda escreve abertamente sobre seu intenso desejo, surgido na infância, de compreender todas as experiências de vida e morte. No capítulo “A Lei dos Milagres”, traça paralelos entre as escrituras védicas e as leis físicas, buscando ajudar os leitores a compreender, de maneira científica, os poderes ditos milagrosos dos santos e a eterna relação entre Deus, a vida humana, a religião e a ciência.

Em 1935, seu guru Sri Yukteswar lhe conferiu o mais elevado título espiritual da índia: Paramahansa (Supremo Cisne), que significa “aquele que manifesta o estado maior de comunhão ininterrupta com Deus”. Hoje seus ensinamentos são difundidos pela Self-Realization Fellowship (SRF), organização fundada por Yogananda em 1920, situada no estado da Califórnia (Estados Unidos).

Conheça mais:
Filme – Awake: A vida de Yogananda (Disponível no Netflix e no YouTube)
Livro – Autobiografia de um iogue

Fontes:
http://vidaarteedireitonoticias.blogspot.com.br/2016/08/awake-vida-de-yogananda.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Paramahansa_Yogananda

©2024 - Direitos Autorais Reservados

Tempo - Centro de Estudo da Mente, Autoconhecimento e Práticas de Meditação - CNPJ 03.058.254/0001-59

Entre em contato conosco

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?