São Francisco de Assis nasceu em 1181 em Assis, na Itália.

Filho de Pietro de Bernardone, um rico comerciante, tinha uma vida despreocupada, muito agitada e extravagante. Como outros jovens de posses, sonhava ser um grande e heroico cavaleiro.

Por volta de seus 20 anos, Francisco alistou-se. Em um dos combates foi acometido por uma violenta febre e caiu doente por meses. Neste momento teve início o processo de conversão espiritual que o levou a abandonar o estilo de vida mundano que havia levado até então.

Francisco foi perdendo o entusiasmo pela sua forma de vida anterior, intensificou a prática de orações e meditação e passou a conviver cada vez mais com pessoas pobres e doentes, que antes lhe causavam aversão.

Em 1207 renunciou à família e aos bens paternos e passou a viver como um mendigo. Reconhecia na natureza a manifestação do Criador e chamava todas as criaturas de irmão e irmã. Companheiros e discípulos não tardaram a unir-se a ele, atraídos pelo exemplo marcante, dando início à ordem franciscana.

Ao ser apresentada em Roma, encontrou certa resistência dos cardeais, que achavam o ideal de Francisco muito rígido a respeito da pobreza. Mas decidiram que não poderiam proibir que aqueles homens vivessem como Cristo aconselhou no Evangelho.

Algum tempo depois, o papa impôs a eles o corte dos cabelos, e lhes enviou em missão de pregarem a penitência. Em 1219, após a viagem e de volta à Itália, reestruturou a ordem dos franciscanos e gradualmente passou a se dedicar apenas à vida meditativa, afastando-se de assuntos práticos.

Cinco anos depois, em meditação, Francisco tornou-se a primeira pessoa a receber os estigmas de Cristo. Com a saúde debilitada, quase cego e em sofrimento físico constante devido aos estigmas, morreu em 3 de outubro de 1226.

Foi canonizado dois anos depois, em 1228. Seu corpo permaneceu intocado até 1818, quando, após longa pesquisa, foi descoberto, e hoje permanece na capela inferior da Basílica de São Francesco, em Assis, ao lado de seus discípulos.

Fontes:

Livro: “O Irmão de Assis”, de Inácio Undurraga
Filme: “Irmão Sol, Irmã Lua” (Franco Zeffirelli, 1972)
Links: http://www.casadefranciscodeassis.org.br/vida-e-obra
http://www.assisiweb.com/vita_san_francesco_en.html (em inglês e italiano)
http://www.cruzterrasanta.com.br/historia-de-sao-francisco-de-assis/139/102/#c

©2024 - Direitos Autorais Reservados

Tempo - Centro de Estudo da Mente, Autoconhecimento e Práticas de Meditação - CNPJ 03.058.254/0001-59

Entre em contato conosco

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?