Sidarta Gautama nasceu por volta de 500 a.C. em um pequeno reino, onde atualmente fica o Nepal. Filho do rei Shudodhana, o príncipe tinha uma vida cercada de conforto, luxos e riqueza. Vivia alheio ao mundo exterior, dentro dos muros do palácio, devido aos esforços de seu pai para poupá-lo do sofrimento do mundo. Apesar de tudo, Sidarta sentia-se infeliz.

Fugindo numa tarde dos portões do palácio, em seu primeiro contato com o mundo exterior foi surpreendido com as chamadas “três marcas da impermanência”: velhice, doença e morte. Ao contemplar o real sofrimento, nasceu em Sidarta seu propósito primeiro: libertar as pessoas do sofrimento. Decidiu então abandonar o palácio.

Além da mendicância e de inúmeras adversidades, ele seguiu por sete anos estudando com mestres e filósofos, praticando disciplina, privação e meditação. Treinou a mente com coragem, força e dedicação. Em uma de suas viagens, sentou-se embaixo de uma imensa figueira e ali permaneceu por 49 dias em profunda meditação, até atingir a plenitude da sabedoria humana e chegar enfim ao estado de Nirvana. Neste momento, tornou-se aquele que conhecemos por Buda*.

Durante os 45 anos seguintes, dedicou-se a espalhar seu conhecimento entre as pessoas, sem fazer qualquer distinção. Conforme a tradição, suas últimas palavras foram: “Tudo o que foi criado está sujeito à decadência e à morte. Tudo é impermanente. Trabalhem duro pela própria salvação com atenção plena, esforço e disciplina”.

*Buda: origem do sânscrito-devanagari: बुद्ध,, transliterado Buddha, que significa Desperto”,[1] do radical Budh-, “despertar”. É o título budista dado àqueles que despertaram plenamente para a verdadeira natureza dos fenômenos e se propuseram a semear tal descoberta com o intuito de eliminar o sofrimento humano e promover a real felicidade.

©2024 - Direitos Autorais Reservados

Tempo - Centro de Estudo da Mente, Autoconhecimento e Práticas de Meditação - CNPJ 03.058.254/0001-59

Entre em contato conosco

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?