Muitos livros sagrados (do latim sacrare, “que é digno de respeito ou reverência”) são hoje acessíveis a todos em versões transcritas, e nessa forma podem ser compartilhados com toda a população do planeta.

Para a maioria, porém, passa despercebido que sua história teve início em um tempo em que a transmissão oral era essencial – porque poucos sabiam ler e escrever, porque a impressão não havia sido inventada e talvez e principalmente porque os antigos conheciam e valorizavam o peso da palavra transmitida oralmente.

Vedas

A primazia da transmissão oral do conhecimento talvez seja mais clara no Hinduísmo, segundo o qual o conhecimento divino é revelado de tempos em tempos, nos Vedas. Muitos historiadores consideram os Vedas os textos sobreviventes mais antigos da humanidade, estimando-se que suas partes mais novas datem a 1000 a.C., enquanto os mais antigos – os Hinos Védicos ou Samhitas (Rigveda) – sejam do século XIV a.C. ou antes, mas a maioria concorda que uma longa tradição oral existiu antes.

Representam o mais antigo extrato de literatura indiana e, de acordo com estudiosos modernos, foram escritos em uma linguagem que depois evoluiu para o sânscrito.

Bhagavad-Gita


A escrita foi introduzida como um auxílio para as pessoas com dificuldades de memorização, e era sempre corrigida pela tradição oral. O livro sagrado mais popular do Hinduísmo, o Bhagavad-Gita, foi recitado como poema épico por séculos antes de ser transcrito, em torno do século II a.D., revelando para o resto do mundo a ideia hinduísta de encarnação como forma de evolução. O Budismo da Índia compartilhou com o Hinduísmo a ênfase da transmissão oral sobre a escrita. Dos tempos de Gautama Buda (500 a.C.) até o século I da era Cristã, a Tripitaka foi transmitida oralmente, e só escrita para evitar futuras perdas do conhecimento.O seguidor mais próximo de Gautama, Ananda, recitou todas as palavras que lembrava de sua convivência com o mestre, finalmente compiladas e codificadas em tratados chamados Sutras. No início, eram escritas em folhas de palmeira e guardados em três cestos: daí o nome Tripitaka, que significa “os três cestos do conhecimento”.

Torá

Embora as religiões Judaica e Cristã tenham se organizado a partir de um texto básico escrito, o Velho Testamento, suas histórias foram feitas através da força da transmissão oral.

No Monte Sinai, Deus fala a Moisés sobre a aliança entre Ele e seu povo, e lhe transmite os Dez Mandamentos por volta do século XIII a.C. De acordo com a tradição, nos quarenta dias em que ficou sozinho no deserto, Moisés recebeu também o Pentateuco (ou os cinco livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), que juntamente com os Profetas e os Escritos – Salmos e Provérbios – compõe a Tora.

Os rabinos hebreus pregavam a Tora, lendo, interpretando e comentando seu conteúdo. A forma final da Tora data do século III da era Cristã.

Novo Testamento

Cristo não escreveu seus ensinamentos, mas os transmitiu por meio de estórias, parábolas e provérbios.

O conhecimento transmitido por Jesus, bem como seus atos e história de vida não foram escritos por seus discípulos imediatamente, mas também divulgados oralmente.

Cerca de 30 anos após sua morte, os Evangelhos começaram a ser escritos, trabalho que durou perto de 100 anos para ser concluído. Os Evangelhos, mais as cartas dos apóstolos e a Revelação ou Apocalipse de João formaram o que hoje é conhecido como o Novo Testamento da Bíblia.

Alcorão

Também no Islamismo, a palavra sagrada é fundamentalmente oral. Alá falou a Maomé suas revelações através do anjo Gabriel em meados do século VII a.D., instruindo-o a ouvir e recitar a seu povo palavra por palavra do que lhe havia sido confiado.

Seus seguidores ouviram, memorizaram e recitaram o Alcorão para outros, e assim as revelações divinas eram transmitidas de geração a geração. Na forma atual, o Alcorão parece datar da coleção de materiais feita no califado de Uthman (em torno dos anos 644 e 656).

A explicação mais frequente do por quê destes textos terem sido escritos é que as pessoas envolvidas com o conhecimento oral tiveram medo de que fosse perdido, ameaçando a própria cultura dessas grandes religiões.

Mas como já diziam Sócrates e Platão, a força da palavra oral é inestimável. Além destes livros sagrados mais conhecidos, são ainda dignos de nota: o Livro dos Mortos (Egito, séculos XV a XI a.C.), o Cânon Confuciano (China, século XII a.C. ao século II a.D.), a Zohar, texto da Cabala, a vertente mística do Judaísmo (Espanha, século XIII a.D.), entre outros.

COWARD, H.  Scripture in the world religions.  Boston: Oneworld Publications, 2000.
HINNELLS, J et al. Dicionário das religiões.  São Paulo: Círculo do Livro, 1984.

©2024 - Direitos Autorais Reservados

Tempo - Centro de Estudo da Mente, Autoconhecimento e Práticas de Meditação - CNPJ 03.058.254/0001-59

Entre em contato conosco

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?